
EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
Objetivos de 0 a 3 anos
• Participar de variadas situações de comunicação oral;
• Interessar se pela leitura de histórias;
• Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...
Conteúdos de 0 a 3 anos
• Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
• Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita
• Observação e manuseio de materiais impressos.
Orientações Didáticas
• As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
• O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
• O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
• O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
• O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
• O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
• O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
• O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
• A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.
Avaliações de 0 a 3 anos
• A avaliação deve ser continua.
• Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.
• A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.
• A expressividade do movimento e sua dimensão instrumental.
• Experiências prioritárias para a aprendizagem do movimento realizada pelas crianças.
Objetivos de 4 a 6 anos
• Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.
• Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.
• Escutar textos lidos, pelo professor.
• Interessar-se por escrever palavras e textos.
• Reconhecer seu nome escrito.
• Escolher os livros para ler e apreciar.
Conteúdos de 4 a 6 anos
• Falar e Escutar;
• Práticas de Leitura;
• Práticas de Escrita.
Orientações Didáticas
• Ambiente alfabetizador.
• Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.
• Preparar convites para as reuniões de pais.
• Participação das crianças nos eventos de letramento.
• Práticas de textos de literatura geral e infantil.
• Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.
Avaliações de 4 a 6 anos
• Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.
• Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.
• Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.
• Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.
• Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.
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