sábado, 18 de agosto de 2007

EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.


EIXO: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.

Objetivos de 0 a 3 anos

• Participar de variadas situações de comunicação oral;
• Interessar se pela leitura de histórias;
• Familiarizar se com a escrita por meios de livros, revistas, história em quadrinhos.Etc...
Conteúdos de 0 a 3 anos
• Uso da linguagem oral para conversar, relatar suas vivencia e expressar desejos, vontades, necessidades.
• Participação em situações de leitura de diferentes gêneros feita pelos adultos.
• Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita
• Observação e manuseio de materiais impressos.
Orientações Didáticas

• As diversas situações cotidianas que o adulto fala com/ou perto da criança, permitem que a criança conheça e apropria-se do universo discursivo.
• O professor tem de manter sempre um diálogo com o bebê e criança.
• O adulto tem de utilizar a fala de maneira clara sem infantilizar ou imitar o jeito da criança.
• O Professor pode se apropriar de varias maneiras para estimular a linguagem em sala, através da música, do canto e a escuta de histórias.
• O professor pode orientar os pais, para compartilhar essa nova descoberta da criança em casa.
• O professor deve ampliar as condições da criança de manter-se no próprio texto falado. Para tanto, deve escutar a fala da criança, deixando-se desenvolver por ela.
• O professor pode funcionar como apoio ao desenvolvimento verbal das crianças.
• O professor tem um papel importante de “evocador” de lembranças.
• A tarefa da educação infantil é ampliar e ser continente da fala das crianças para que ela se torne competente como falante.

Avaliações de 0 a 3 anos

• A avaliação deve ser continua.

• Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo.

• A observação cuidadosa sobre cada criança e sobre o grupo.

• A expressividade do movimento e sua dimensão instrumental.

• Experiências prioritárias para a aprendizagem do movimento realizada pelas crianças.

Objetivos de 4 a 6 anos

• Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão.

• Familiarizar-se com a escrita por meio de livros, revistas e outros textos.

• Escutar textos lidos, pelo professor.

• Interessar-se por escrever palavras e textos.

• Reconhecer seu nome escrito.

• Escolher os livros para ler e apreciar.

Conteúdos de 4 a 6 anos

• Falar e Escutar;

• Práticas de Leitura;

• Práticas de Escrita.


Orientações Didáticas

• Ambiente alfabetizador.

• Promover situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças tenham a oportunidade de participar.

• Preparar convites para as reuniões de pais.

• Participação das crianças nos eventos de letramento.

• Práticas de textos de literatura geral e infantil.

• Escolha de um tema para trabalhar com projetos e objetivos.


Avaliações de 4 a 6 anos
• Participação de conversas, utilizam diferentes recursos necessários ao diálogo, interessando-se pela leitura e para ouvir histórias.
• Ampliaram seu vocabulário, incorporando novas expressões e utilizando expressões de cortesia.
• Na leitura, as crianças pedem para que o professor leia, fazem comentário sobre o que leram e escutaram, recomendam a leitura que os interessou aos companheiros.
• Quanto a Pratica de escrita e de produção de textos, se interessam por escrever seu nome e o nome das outras pessoas.
• Mesmo sem a exigência e que as crianças estejam alfabetizadas ao seis anos, todos os aspectos envolvidos no processo da alfabetização deve ser considerados.

Nenhum comentário:

Este Blog foi criado para postar os trabalhos feito em sala e espero contribuir um pouquinho com quem visitar meu blog....tenha uma boa semana....sil

Quem sou eu

Londrina, Paraná, Brazil
Eu sou uma mulher apaixonada pelo que faço e pelos meus filhos e marido....